Ao continuar com pequenas biografias de educadores ou dos que publicaram livros escolares, apresento João Kopke (1852-1926). Utilizo aqui a biografia não
como um gênero historiográfico, mas para trazer algumas informações e situar autores dos
livros que o ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR - AHLE disponibiliza para os pesquisadores e público afim. Para quem tiver interesse no tema, indico um título de François Dosse.{1}
Kopke nasceu no Rio de Janeiro,
foi advogado e promotor público, mas logo dedicou-se ao ensino. Lecionou em Campinas no Colégio Culto à Ciência (criado em 1873)[2]
e fundou, na cidade de São Paulo, a Escola
de Neutralidade, onde lecionaram Caetano de Campos e Rangel
Pestana.
Foi autor de cartilhas, a mais consagrada, Método racional e Prático de aprender a ler
sem soletrar, foi publicada pela Ed. Garraux e recomendada para as escolas de
São Paulo. Essa cartilha adotou o método da silabação, em contraponto à
soletração, metodologias mais utilizadas na época. A soletração, uma das mais antigas formas de alfabetizar, privilegiava a memorização.
Kopke escreveu também inúmeros livros escolares para crianças e adolescentes.
Kopke escreveu também inúmeros livros escolares para crianças e adolescentes.
Para os estudos sobre as práticas de leitura e
escrita nas escolas, a obra e a trajetória de João Kopke trazem significativas informações
sobre o contexto escolar paulista do fim do século XIX e início do XX.
O AHLE
resguarda dois livros do autor e quatro livros da Coleção João Kopke da Ed. Francisco Alves.
Os livros da Coleção foram revistos pela professora Lucia Monteiro Casasanta: Histórias de meninos na rua e na escola, 26ª edição de 1960 e 29ª edição de 1963, ambas da Ed. Francisco Alves e Histórias de crianças e animais, 1º livro, de 1961 e 1963, 26ª e 28ª ed.
Os livros da Coleção foram revistos pela professora Lucia Monteiro Casasanta: Histórias de meninos na rua e na escola, 26ª edição de 1960 e 29ª edição de 1963, ambas da Ed. Francisco Alves e Histórias de crianças e animais, 1º livro, de 1961 e 1963, 26ª e 28ª ed.
[2]
Verificar:Adriana Lech Cantuaria. Escola Pública e competência
escolar – o caso do Colégio Culto à Ciência. FE/Unicamp. http://27reuniao.anped.org.br/gt14/t141.pdf
Sobre o autor verificar, entre
outros, Claudia Panizzolo. João Kopke, o ensino da leitura e da escrita. PUCSP. http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3
Este trabalho trata do educador João Kopke, mostra sua relevância para a História da Educação e também faz um
levantamento de outros estudos acadêmicos sobre o autor, facilitando, assim, a
pesquisa (sem dúvida, umas das funções do pesquisador).
Parte deste texto teve como fonte: www.unicamp.br/iel/memoria
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