Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


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segunda-feira, 14 de março de 2016

Livros escolares escritos por mulheres no início do século XX




 
Dentre as possibilidades de pesquisa  que o livro escolar apresenta, neste texto falarei sobre livros escolares escritos por mulheres e isso no início do século XX. Pensei em um recorte até os anos de 1930.

Para começar sabemos que a escolarização feminina não era prioritária e também que as poucas mulheres que estudavam pertenciam as classes médias ou da elite do país. Várias pesquisas  apontam esses dados.[1]

A maioria dos livros escolares ou de uso escolar escritos por mulheres no período proposto e resguardados pelo  ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR - AHLE são cartilhas e primeiras leituras, material voltado as crianças e seus primeiros passos na escolarização. Assim poesias e pequenas histórias compõem boa parte desses livros.

Quem eram essas autoras? Professoras, a primeira profissão das mulheres das camadas médias, como “vocação”, já que se trata de crianças e  de um ambiente restrito, o escolar.

Listei autoras que compõem o AHLE até 1930. São poucas, como já esperado. Ei-las:

Maria Guilhermina Andrade; Presciliana Duarte de Almeida; Francisca Julia; Rita de Macedo Barreto; Eulália de Abreu Sampaio; Luiza P C Branco; Adelina Lopes Vieira; Julia Lopes Almeida; Maria de Carvalho e Leonor de Campos.
Essas informações reiteram a inclusão limitada das mulheres na educação escolar e também que a autoria de livros didáticos de outras áreas do conhecimento que não os voltados a alfabetização infantil, não fizeram parte do universo feminino. 

Atualmente são vários os trabalhos e pesquisas que tratam da questão de gênero e seus desdobramentos. O AHLE pode contribuir com material para tanto. Fica aqui uma proposta.

 



[1] A mulher na História da Educação brasileira: entraves e avanços de uma época. Ivanilde Alves Monteiro ivamonteiro@yahoo.com.br (UFPE) http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/
 

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