Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







sexta-feira, 15 de maio de 2015

MEMÓRIA ESCOLAR




Dentre os livros procurados pelo público em geral e não para pesquisas específicas, as cartilhas são os  mais desejados. Mesmo neste Blog, quando verificamos quais os textos visitados, Cartilhas e Lembranças, postado  em 2010, é o que tem maior número de acessos.




Por que isso acontece? Que atração as cartilhas exercem?

Sem dúvida a Cartilha é o primeiro livro escolar que a maioria das crianças recebe, às vezes o único. E mais, usado diariamente fica muito próximo, familiar, bem como as primeiras letras. Estas, associadas quase sempre com personagens ou historinhas do mundo infantil, formam imagens que permanecem, juntamente com algumas ilustrações lembradas ainda no mundo adulto.

É bastante comum pessoas procurarem no ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR - AHLE as cartilhas em que se alfabetizaram, se não pelo título muitas vezes esquecido, pela ilustração de capa ou alguma lição que ficou na lembrança.

Sabemos que a memória é seletiva, idealizada, mas é tocante ver adultos se emocionarem até as lágrimas ao folhearem as cartilhas de seus primeiros tempos de escola.

Eis aí um fator que nos faz pensar sobre a importância, na formação de todos nós, desses livrinhos e dos primeiros anos escolares.

Porquanto serem muito manuseados e quase sempre descartados, Cartilhas, principalmente as mais antigas, são raridades que acervos como o AHLE resguardam e disponibilizam para o público.




Nenhum comentário:

Postar um comentário