Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


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segunda-feira, 26 de abril de 2010

São Paulo nos livros escolares

O Estado de São Paulo atualmente está representado nos livros escolares nas disciplinas de História e de Geografia, didaticamente como história regional.(1) Mas nem sempre foi assim. Desde o século 19 livros escolares de várias matérias e diversos graus de ensino retrataram esse Estado como precursor do desenvolvimento do país. Isso porque São Paulo destacou-se como produtor de café, o que acelerou seu crescimento.
Já no século 20 o processo de industrialização tornou São Paulo um centro urbano emergente e palco de rápidas mudanças. O automóvel foi o meio de transporte mais incentivado a partir dos anos de 1960. Os movimentos migratórios para o trabalho nas multinacionais automobilísticas e, nos anos de 1970, na construção civil, aumentaram a demanda por serviços, moradia e infra estrutura. Enfim, o Estado e principalmente a cidade de São Paulo sofreu intensas e vertiginosas transformações, tornando-se uma das principais cidades da América Latina.
O Bandeirante, figura polêmica e legendária, mas personificada como valente, de larga estatura e destemida, é identificado com São Paulo. Certa “paulistanidade” exerceu fascínio entre paulistas e paulistanos. Pudera, movimentos culturais como a Semana de Arte Moderna de 1922 culminaram em orgulho para os da terra. Em 1932, a Revolução Constitucionalista, produto da perda da hegemonia de São Paulo frente a reorganização do modelo político e econômico do país, imprimiu ainda mais a imagem de irradiador do desenvolvimento desse Estado. Enfim, o regionalismo, em alguns dizeres da época, foi justificado como componente para o fortalecimento de um país com o tamanho e as especificidades do Brasil. A ideia de nação e a integração nacional eram ainda recentes.
Tudo isso, de uma forma ou de outra, está retratado nos livros escolares, o que nos leva a refletir sobre a ampla área de conhecimento que o estudo e a pesquisa no livro escolar pode abranger.
Trago alguns exemplos, nas diversas épocas, de como São Paulo foi abordado nas escolas.


AMARAL, Tancredo. Historia de São Paulo. RJ, Alves e Cia. Editores, 1895.



Neste livro de Educação Cívica do fim do século 19 nota-se que a preocupação na formação da nacionalidade e do patriotismo incide com exemplos de “homens célebres”. Afinal a República era recente e o país precisava fortalecer princípios cívicos.





POMBO,Rocha. História de S.Paulo (resumo didactico). S. Paulo, Melhoramentos, 1923. (1ª ed. em 1918).

Livro destinado as classes primárias e ricamente ilustrado com mapas e reprodução de documentos.





In: POMBO (1923).
Reprodução do Jornal “O Farol Paulistano”, fundado em 1827, que circulou até o inicio dos anos de 1830 na cidade de S.Paulo.







FILHO, Lourenço. Viagem através do Brasil, São Paulo. S.P., Melhoramentos, V. 9, 1955.
Esse livro compõe uma série transmitida pelo Programa Infantil da Rádio Jornal do Brasil, de agosto de 1936 a agosto de 1937. Segundo a apresentação da coleção, “a finalidade dessa Viagem foi dar aos seus ouvintes uma idéia do que é o nosso Brasil, mostrando-lhes os seus usos e costumes, seus homens e sua geografia, sua história e seus recursos naturais”.

(1) São várias as divisões da História. Verificar: BARROS, José D'Assunção. O Campo da História - Especialidades e Abordagens. Petrópolis, Vozes, 2004. Esse livro aborda, de forma bem didática, essa e outras questões sobre a historiografia.

Um comentário:

  1. MARAVILHOSO! DEUS CRIOU O HOMEM DOTADO DE TODA INTELIGÊNCIA,PARA APROVEITAR BEM O TEMPO, FAZENDO COISA ASSIM CHEIO DE LUZ...BOAS, E QUE NOS ENCHE DE ALEGRIA, TUDO MUITO BOM, PARABÉNS!

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